Share PDF

Search documents:
  Report this document  
    Download as PDF   
      Share on Facebook

Para Pulgas e Carrapatos

Produtos naturais e eficientes para combater as pulgas e carrapatos sem afetar a saúde dos humanos e animais.

Quando um animal tem carrapatos e pulgas, não é somente cuidá-lo ou tratá-lo. Devemos também cuidar o entorno, ambiente, limpar bem e desinfetar os lugares onde vive o animal, parte interna e externa da casa, incluindo jardins.

Muitos animais tem alergia a produtos químicos de limpeza, como os multiusos, cloros, ou mesmo os que contém amoníaco. Nestes casos, o melhor é utilizar vinagre branco diluído em água para lavar os pisos ou passar pano de chão. O vinagre é desinfetante e cicatrizante. O contato com a pele do animal não causa alergias.

É importante escovar e pentear o animal, diariamente, já que com o pente se pode retirar as pulgas do pelo. Outra observação, quando levamos o animal para passear, evitar lugares onde a grama esteja crescida, pois é o lugar preferido das pulgas e carrapatos. Preferência que seja lugares onde a grama esteja cortada.

Opção número 1: Para pulgas

Para limpeza do chão: 20 gotas de óleo essencial de citronela diluído em água. Passe um pano molhado com esta diluição em todo piso da casa, interno e externo.

Colocar em um borrifador:

10 gotas de óleo essencial de lavanda + 6 gotas de óleo essencial de tea tree + 2 copos americano de água.

Diluir os óleos essenciais na água.

Pulverizar o animal 2 vezes ao dia, tendo cuidado com os olhos dele. Por 30 dias (por causa do período de reprodução das pulgas).

Interromper 1 mês e voltar a usar por mais 1 mês.

Opção número 2: Para pulgas

Erva de Sta. Maria

Espalhar as folhas no chão da casa por 30 minutos.

Também colocar folhas embaixo do colchão onde dorme, no canto da casinha, ou pelo jardim, gramado e terra.

Para reforçar, fazer um chá com folhas da erva de Sta. Maria. Usar a água do chá para passar com pano úmido no chão.

No caso de pisos externos da casa, terraço, quintal, jogar a água do chá no chão e deixar que se seque naturalmente.

Outra opção, plantar a erva de Sta. Maria em vários vasos e cercar a parte externa da casa. Com a água do chá e já frio, regar as plantas da casa, jardim. A terra vai absorver o chá e matar as pulgas.

Atenção: Ervas, mesmo que tenha propriedades curativas ou repelentes, basicamente, todas elas tem seu grau de toxidade, por isto devemos cuidar os animais. No caso da erva de Sta. Maria, é tóxica se consumida em excesso. Por isto, quando for utilizar folhas pela casa ou jardim, depois de 30 minutos recolher. O melhor será, neste momento, deixar os animais em outro lugar da casa, na hipótese dos animais serem daqueles que tudo comem. Caso os animais não são de comer ervas e plantas na casa, então, não há preocupação.

Opção número 3: Pulgas e Carrapatos

Formas naturais para livrar seu cão das pulgas e carrapatos:

Se você se sentir inseguro em usar produtos químicos em seu cão ou em sua casa, existem tratamentos naturais contra pulgas e carrapatos, feitos à base de plantas, vitaminas ou ervas. A adição de levedura de cerveja à comida de cães é tida como eficaz para impedir que as pulgas e carrapatos infestem os animais.

Colares de ervas contra pulgas também são populares e facilmente encontrados. Eucalipto, erva-doce, alecrim, arruda, losna e língua de vaca funcionam como repelentes de pulgas.

Para preparar seu próprio pó de ervas contra pulgas, combine quantidades iguais dessas ervas e misture-as bem. Polvilhe uma pequena quantidade desse pó nos pêlos de seu cão e faça uma massagem, assegurando que se espalhe até a pele. Você também pode usar uma gota ou duas de óleo de essência de eucalipto e alecrim em uma compressa ou coleira coberta com tecido.

Porém, da mesma forma que em qualquer coleira contra pulgas, examine o animal à procura de sinais de perda de pêlos ou irritação da pele em volta do pescoço e tome cuidado para que o cão não mastigue a coleira.

Opção número 4: Pulgas e Carrapatos

Folhas de Louro (utilizada em culinária).

Colocar algumas folhas do loro onde dorme o animal, seja em casinhas, ou embaixo do colchão, também nos cantos da casa, e em todos os lugares onde se ver pulgas. O cheiro do loro repele pulgas e carrapatos.

Sal grosso

Colocar uma quantidade pequena de sal grosso nos cantos da casinha onde dorme o animal, ou até mesmo nos cantos externos e internos da casa. O sal grosso evita que alí se instale as pulgas e carrapatos.

Se o seu cão tem um carrapato aderido na pele, não deve arrancar descuidadamente porque pode feri-lo.

Não deve também tirar o carrapato cortando-o pela cabeça, pois o corpo ficará aderido na pele.

Tampouco utilize a técnica da brasa do cigarro, já que pode causar sérios danos ao animal. A melhor técnica é colocar umas gotas de óleo comum sobre o carrapato e logo retire lentamente e com cuidado, utilizando uma pinça ou pente.

Opção número 5: Pulgas

Staphysagria:

É um remédio homeopático conhecido por ser capaz de proteger contra picadas de muitos insetos, especialmente mosquitos. Ademais, podemos fazer um excelente repelente de pulgas para borrifar a casa. Mata pulgas adultas e evita que os ovos proliferem.

Indicação: Staphysagria C6. Pode ser em gotas ou glóbulos. Diluir uma quantidade deste remédio em água. Colocar em um borrifador. Borrifar os cantos internos e externos da casa. O mesmo medicamento diluído em água, pode ser usado para passar pano no chão.

Outra opção, borrifar plantas, regar a terra com o medicamento diluído em água.

Se o espaço do jardim é grande, pode utilizar a sthapysagria C6 em glóbulos. Jogar glóbulos pela terra, já que ao regar, os glóbulos se dissolvem e são absorvidos pela terra.

Repita o procedimento duas vezes ao mês ou com maior freqüência para manter sua casa livre de pulgas durante o verão.

Opção número 6: Pulgas

Óleo de Eucalipto ou de Limão:

Opção 1: Diluir 10 gotas de óleo essencial de Eucalipto ou Limão, para última água de enxágüe do banho do animal. Espere uns minutos antes de secar para que a pele absorva bem.

Opção 2: Depois do banho do animal, antes de secar com secador ou soprador, passe umas gotas do óleo essencial de Eucalipto ou Limão, na palma da mão. Em seguida, faca massagem pelo corpo, principalmente nas áreas que atraem as pulgas (axilas, barriga e rabo). Espere uns minutos antes de secar.

Opção número 7: Pulgas e Carrapatos

Preparo:

Folhas e talos de capim limão (um maço bem cheio, ou dois), esmagar até obter caldo esverdeado, acrescentar 1 litro de água + 1 colher de sopa de sal, mexer e depois pulverizar sobre o animal, protegendo os olhos e boca. PULVERIZAR E NÃO BANHAR. Não necessita ensopar o animal.

No dia seguinte os carrapatos começarão a secar e cair. O efeito residual é longo.

Opção número 8: Pulgas e Carrapatos

Óleo de Tea Tree como um repelente de pulgas e carrapatos

Árvore do chá (Melaleuca alternifolia) é uma árvore que cresce ao longo do Sudeste pantanosa costa australiana. Foi descoberto e nomeado em tempos modernos por marinheiros do século XVIII, que usou para fazer um chá de suas folhas. Desde então, utilizou-se o óleo derivado de suas folhas para tratar e curar várias doenças. Um dos seus benefícios mais úteis é como um barato e não-tóxico repelente de carrapato e pulga que pode ser usado em animais e seres humanos.

Ingredientes ativos

Chá árvore petróleo é derivado das folhas da árvore de destilação a vapor ou por processo semelhante. Os dois principais ingredientes encontrados no óleo de tea tree são eucaliptol e terinen-4-ol. O ingrediente ativo é terinen-4-ol enquanto eucaliptol é considerado uma impureza. Um óleo de qualidade tem um alto conteúdo de terinen-4-ol e um teor de eucaliptol baixa.

Repelente de carrapato e pulga

Um repelente de carrapato podem ser feito para os animais e os seres humanos utilizando óleo de tea tree como um ingrediente ativo.

Comece com uma mistura de 2:1 de seu favorito óleo base, como a amêndoa ou jojoba e água. Combine isso em um frasco de spray com 2 oz de óleo da árvore do chá (Tea Tree).

Para obter melhores resultados, use uma garrafa de vidro.

ÓLEOS, COMO O ÓLEO DE TEA TREE REAGEM COM O PLÁSTICO E PODEM CAUSAR PRODUTOS QUÍMICOS PERIGOSOS A SANGUESSUGA EM SEU REPELENTE.

Antes de cada utilização, agite o frasco vigorosamente para homogeneizar os óleos.

Aos animais, aplique o repelente sob suas peles e massageie bem para que a pele absorva.

Shampoo para carrapato e pulgas

Enquanto xampu de carrapato pode ser usado para os seres humanos, normalmente é um aplicativo reservado para animais de estimação.

Para cada 2 oz de seu xampu de animal de estimação favorito, adicione 6 a 10 gotas de óleo essencial Tea Tree.

Lave a pele do seu animal de estimação usando este shampoo, com especial atenção para áreas difíceis de alcançar, como sob a cauda, em suas axilas, rabos e entre seus dedos, EVITANDO SEMPRE OS OLHOS, BOCA E OUVIDOS. Deixe o shampoo descansar por cerca de 10 minutos, ou desde que você pode obter o seu amigo peludo para ficar parados.

Em seguida, enxágüe completamente o shampoo.

Nos casos de animais com carrapatos, repita uma vez por dia até não ver mais carrapatos. Como prevenção de carrapatos, usar o shampoo na freqüência normal dos banhos.